Trabalhando com boletos manuais

De Recuperador CRM | Documentação
Ir para: navegação, pesquisa

Boletos manuais podem ser usados quando o credor já possui um sistema de geração de boletos e gestão de cobrança bancária e não quer que a assessoria gere o boleto. Logo, o próprio credor ficará responsável por gerar o boleto (PDF ou imagem) e enviar esse boleto para a assessoria. Com isso, a assessoria fará o upload do boleto gerado pelo credor no sistema e quando o devedor fizer o pagamento do boleto, o credor deverá informar a assessoria para que ela (assessoria) possa fazer a baixa manual daquela parcela no sistema.


Note que esse processo é bastante manual e trabalhoso, podendo gerar inconvenientes, tais como o esquecimento do upload de um boleto impedindo o pagamento da parcela ou esquecimento da baixa da parcela paga, causando cobranças indevidas. Por isso, sua utilização é desencorajada. Para uma melhor gestão dos pagamentos, recomendamos a utilização de meios de pagamentos automáticos, como a Zoop e Pagar.Me. Com meios de pagamento automáticos, os boletos são gerados instantaneamente, registrados no banco na hora e as baixas são feitas automaticamente. Além disso, o repasse da comissão da assessoria ocorre no mesmo dia do pagamento do boleto!


Neste capítulo, falaremos sobre como utilizar boletos manuais no sistema Recuperador CRM.


O primeiro passo é modificar o meio de pagamento do credor para Boleto Manual. Isso pode ser feito logado como administrador (assessoria) por meio do menu Cadastros > Credores > ícone Alt. (alterar) > aba Administrador. Mude o campo Meio de pagamento para Boleto manual (upload do boleto gerado fora do Recuperador) e clique em Salvar.


Dessa forma, toda vez que for gerado um acordo para esse credor, será necessário anexar o boleto e informar a linha digitável do boleto. Esse procedimento deverá ser feito pelo administrador da assessoria em Cadastros > Devedores > ícone Parc. (parcelas de acordos).

ListaParcelasDeAcordos.png

Lista de parcelas de acordos


A tela inicial lista todas as parcelas de acordos do devedor em questão e permite a configuração do boleto manual (anexar o boleto), baixar/estornar o boleto manualmente e alterar a data de vencimento do boleto por meio dos ícones Conf. boleto manual, Ação e Alt. respectivamente.


Para anexar o boleto, clique no ícone Conf. boleto manual, selecione o arquivo do boleto armazenado no seu computador, informe a linha digitável (somente números) e clique em Salvar. É importante destacar que o arquivo do boleto deve ter menos de 1 MB de tamanho e deve ser uma imagem ou PDF. A linha digitável do boleto é obrigatória por questões de segurança.

ConfBoletoManual.png

Tela de configuração do boleto manual


Após o upload do boleto, o devedor poderá acessar o link de pagamento (também chamado de fatura) normalmente e o boleto configurado será exibido, permitindo o pagamento. Se o boleto não tiver sido informado e o devedor tentar acessar o link de pagamento, será exibida a seguinte mensagem Erro: o boleto ainda não foi gerado pelo credor. Por favor, aguarde.


Conforme já mencionado, após o pagamento do boleto, a assessoria precisará fazer a baixa manual da parcela paga por meio do ícone de Ação baixar, presente na lista de parcelas de acordos.

ReceberParcelaAcordo.png

Tela de baixa manual de uma parcela


Será necessário informar a data do pagamento, o valor pago e clicar em Salvar. Com isso, a baixa será efetivada no sistema. Caso a baixa tenha sido feita incorretamente, é possível desfazer por meio do ícone de Ação estornar, também presente a lista de parcelas de acordo. Esse ícone aparecerá apenas em parcelas pagas.