Importações

De Recuperador CRM | Documentação
Ir para: navegação, pesquisa

Neste capítulo, falaremos sobre como realizar a importação de cadastros no sistema Recuperador CRM.


Em resumo, o sistema permite a importação de cadastros por meio de arquivos CSV (compatíveis com o Excel). Assim, é possível importar cadastros de credores, devedores, dívidas, acordos e follow-ups.


Tela de credores

A tela de credores, presente no menu Cadastros > Credores, exibe os links para as cinco possíveis importações no sistema: importação de credores, devedores, dívidas, acordos e follow-ups, sendo que a importação de credores pode ser chamada por meio do botão azul Importação de credores. Já as demais importações são chamadas por meio dos ícones de importação presentes na listagem de credores, conforme ilustra a imagem abaixo em que os ícones de importação estão dentro do círculo vermelho.


ListaCredoresImportacao.png

Lista de credores com destaque para o botão azul Importar Credores e para os ícones de importação em vermelho


Importação de credores

Conforme já dito neste capítulo, a importação de credores está presente no menu Cadastros > Credores > botão Importar Credores. A tela inicial permite a seleção de um arquivo CSV contendo os dados dos credores a serem importados no sistema. Importação é o procedimento de leitura do arquivo CSV para inclusão automática dos credores no sistema. Um arquivo CSV é um formato alternativo que pode ser aberto em várias planilhas eletrônicas, tais como o Excel.


Ao selecionar a planilha e clicar em Salvar, será iniciado o procedimento de leitura do CSV para inclusão no sistema. Se houver algum erro, o mesmo será exibido na tela. Ao final do procedimento, você poderá listar os credores importados usando o botão Relatório de credores importados.


O arquivo CSV deverá seguir o layout de importação de credores. Ou seja, ele deve ser preenchido nesta mesma ordem, sem alterar a posição ou tipo das colunas. O download do layout poderá ser feito por meio do link azul Layout de importação de credores. Informações sobre como preencher a planilha podem ser obtidas clicando no Help da página (botão laranja com um ícone de interrogação presente no canto superior direito da tela).


ImportacaoCredores.png

Tela de importação de credores com destaque para o link azul Layout de importação de credores e para o botão de help


Ao término da importação, o sistema exibirá o Relatório de credores importados, que também pode ser acionado por meio do botão azul Relatório de credores importados.


Importação de clientes

Conforme já mencionado, a importação de clientes está presente no menu Cadastros > Credores > ícone Imp. Dev. em frente ao nome do credor desejado na lista de credores. A tela inicial permite a seleção de um arquivo CSV contendo os dados dos clientes a serem importados no sistema. Importação é o procedimento de leitura do arquivo CSV para inclusão automática dos clientes no sistema. Um arquivo CSV é um formato alternativo que pode ser aberto em várias planilhas eletrônicas, tais como o Excel.


Ao selecionar a planilha e clicar em Salvar, será iniciado o procedimento de leitura do CSV para inclusão no sistema. Se houver algum erro, o mesmo será exibido na tela. Ao final do procedimento, você poderá visualizar os clientes importados usando o botão Relatório de clientes importados.


O arquivo CSV deverá seguir o layout de importação de clientes. Ou seja, ele deve ser preenchido nesta mesma ordem, sem alterar a posição ou tipo das colunas. O download do layout poderá ser feito por meio do link azul Layout de importação de clientes. Informações sobre como preencher a planilha podem ser obtidas clicando no Help da página (botão laranja com um ícone de interrogação presente no canto superior direito da tela).


ImportacaoClientes.png

Tela de importação de clientes com destaque para o link azul Layout de importação de clientes e para o botão de help


Ao término da importação, o sistema exibirá o Relatório de clientes importados, que também pode ser acionado por meio do botão azul Relatório de clientes importados.


O campo Atualizar Clientes vem definido como Não por padrão. Escolha Sim caso você queira atualizar o cadastro de clientes cujo CPF ou CNPJ foram previamente importados. Isso é útil para atualizar os cadastros após uma operação de enriquecimento ou higienização. Escolha Não para não importar devedores com CPF ou CNPJ duplicados.


Na importação de clientes, é importante destacar que, por padrão, ela visa importar clientes de um determinado credor. Logo, é necessário selecionar o nome do credor no campo Credor. Caso você queira importar devedores de múltiplos credores de uma só vez, clique no link azul aqui, presente no rodapé da página. Neste caso, será necessário usar um outro layout de importação, em que a primeira coluna será o Código do Credor que aparece em Cadastros > Credores.


Por fim, devemos destacar que a importação de clientes, bem como as demais importações, é uma atividade que exige muito processamento nos servidores do Recuperador CRM. Portanto, ela poderá ficar cada vez mais lenta dependendo da quantidade de clientes a serem importados. Por isso, recomendamos que essa operação seja feita usando no máximo 10.000 linhas por arquivo e fora do horário de expediente, para não causar problemas de lentidão na sua operação de cobrança.


Importação de dívidas

Conforme já mencionado, a importação de dívidas está presente no menu Cadastros > Credores > ícone Imp. Dív. em frente ao nome do credor desejado na lista de credores. A tela inicial permite a seleção de um arquivo CSV contendo os dados das dívidas a serem importadas no sistema. Importação é o procedimento de leitura do arquivo CSV para inclusão automática das dívidas no sistema. Um arquivo CSV é um formato alternativo que pode ser aberto em várias planilhas eletrônicas, tais como o Excel.


Ao selecionar a planilha e clicar em Salvar, será iniciado o procedimento de leitura do CSV para inclusão no sistema. Se houver algum erro, o mesmo será exibido na tela. Ao final do procedimento, você poderá visualizar as dívidas importadas usando o botão Relatório de dívidas importadas.


O arquivo CSV deverá seguir o layout de importação de dívidas. Ou seja, ele deve ser preenchido nesta mesma ordem, sem alterar a posição ou tipo das colunas. O download do layout poderá ser feito por meio do link azul Layout de importação de dívidas. Informações sobre como preencher a planilha podem ser obtidas clicando no Help da página (botão laranja com um ícone de interrogação presente no canto superior direito da tela).


No layout de importação de dívidas, existe um campo muito importante chamado Código, que deve ser preenchido com um código que identifica a dívida unicamente no sistema. Logo, esse código não pode se repetir em nenhuma outra dívida importada para o credor selecionado. Esse código é muito importante para relacionar a dívida com ela mesma em caso de atualização ou também para vincular a dívida com acordos em caso de importação de acordos futuros.


ImportacaoDividas1.png

Tela de importação de dívidas com destaque para o link azul Layout de importação de dívidas e para o botão de help


Ao término da importação, o sistema exibirá o Relatório de dívidas importadas, que também pode ser acionado por meio do botão azul Relatório de dívidas importadas.


É importante destacar que, por padrão, a importação de dívidas importa dívidas de um determinado credor. Logo, é necessário selecionar o nome do credor no campo Credor. Caso você queira importar dívidas de múltiplos credores de uma só vez, clique no link azul aqui, presente no rodapé da página. Neste caso, será necessário usar um outro layout de importação, em que a primeira coluna será o Código do Credor que aparece em Cadastros > Credores.


ImportacaoDividas2.png

Rodapé da tela de importação de dívidas com destaque para o link azul Aqui e para o botão Relatório de dívidas importadas


O campo Atualizar Dívidas vem definido como Não por padrão. Escolha Sim caso você queira atualizar o cadastro de dívidas cujo código foi previamente importado. Isso é útil para atualizar os cadastros após baixas no credor. Escolha Não para não importar dívidas com códigos duplicados. Note que este recurso se aplica às dívidas e não às parcelas de acordos.


O campo Validar Planilha define se deve ser feita a validação da planilha antes de fazer a importação. A validação permite a identificação de erros na planilha com mais facilidade, mas pode deixar a importação mais lenta.


Já o campo Importação Assíncrona define se a importação deve ser feita de forma assíncrona (em segundo plano) ou não. Use este campo como Sim quando for uma importação longa (acima de 2 mil registros). Se a importação for realizada de forma assíncrona, um e-mail será enviado para o e-mail definido no campo E-mail para envio do resultado da importação no término da importação com os resultados.


Por fim, devemos destacar que a importação de dívidas, bem como as demais importações, é uma atividade que exige muito processamento nos servidores do Recuperador CRM. Portanto, ela poderá ficar cada vez mais lenta dependendo da quantidade de dívidas a serem importadas. Por isso, recomendamos que essa operação seja feita usando no máximo 10.000 linhas por arquivo e fora do horário de expediente, para não causar problemas de lentidão na sua operação de cobrança.


Importação de acordos

A importação de acordos está presente no menu Cadastros > Credores > ícone Imp. Aco. em frente ao credor desejado. A tela inicial permite a seleção de um arquivo CSV contendo os dados dos acordos a serem importados no sistema. Importação é o procedimento de leitura do arquivo CSV para inclusão automática dos acordos no sistema. Um arquivo CSV é um formato alternativo que pode ser aberto em várias planilhas eletrônicas, tais como o Excel.


Ao selecionar a planilha e clicar em Salvar, será iniciado o procedimento de leitura do CSV para inclusão no sistema. Se houver algum erro, o mesmo será exibido na tela. Ao final do procedimento, você poderá listar os acordos importados usando o botão Relatório de acordos importados.


O arquivo CSV deverá seguir o layout de importação de acordos. Ou seja, ele deve ser preenchido nesta mesma ordem, sem alterar a posição ou tipo das colunas. O download do layout poderá ser feito por meio do link azul Layout de importação de acordos. Informações sobre como preencher a planilha podem ser obtidas clicando no Help da página (botão laranja com um ícone de interrogação presente no canto superior direito da tela).


No layout de importação de acordos, existe um campo muito importante chamado Código da dívida, que deve ser preenchido com o código da dívida que atua como principal do acordo importado. Sendo assim, note que a dívida precisa ter sido previamente importada com o mesmo código utilizado aqui.


ImportacaoAcordos.png

Tela de importação de acordos com destaque para o link azul Layout de importação de acordos e para o botão de help


Ao término da importação, o sistema exibirá o Relatório de acordos importados, que também pode ser acionado por meio do botão azul Relatório de acordos importados.


Importação de follow-ups

Conforme já mencionado, a importação de follow-ups está presente no menu Cadastros > Credores > ícone Imp. Fol. em frente ao nome do credor desejado na lista de credores. A tela inicial permite a seleção de um arquivo CSV contendo os dados dos follow-ups a serem importados no sistema. Importação é o procedimento de leitura do arquivo CSV para inclusão automática dos follow-ups no sistema. Um arquivo CSV é um formato alternativo que pode ser aberto em várias planilhas eletrônicas, tais como o Excel.


Ao selecionar a planilha e clicar em Salvar, será iniciado o procedimento de leitura do CSV para inclusão no sistema. Se houver algum erro, o mesmo será exibido na tela. Ao final do procedimento, você poderá visualizar os follow-ups importados usando o botão Relatório de follow-ups importados.


O arquivo CSV deverá seguir o layout de importação de follow-ups. Ou seja, ele deve ser preenchido nesta mesma ordem, sem alterar a posição ou tipo das colunas. O download do layout poderá ser feito por meio do link azul Layout de importação de follow-ups. Informações sobre como preencher a planilha podem ser obtidas clicando no Help da página (botão laranja com um ícone de interrogação presente no canto superior direito da tela).


ImportacaoFollowUps.png

Tela de importação de follow-ups com destaque para o link azul Layout de importação de follow-ups e para o botão de help


Ao término da importação, o sistema exibirá o Relatório de follow-ups importados, que também pode ser acionado por meio do botão azul Relatório de follow-ups importados.


O campo Validar Planilha define se deve ser feita a validação da planilha antes de fazer a importação. A validação permite a identificação de erros na planilha com mais facilidade, mas pode deixar a importação mais lenta.


Já o campo Importação Assíncrona define se a importação deve ser feita de forma assíncrona (em segundo plano) ou não. Use este campo como Sim quando for uma importação longa (acima de 2 mil registros). Se a importação for realizada de forma assíncrona, um e-mail será enviado para o e-mail definido no campo E-mail para envio do resultado da importação no término da importação com os resultados.


Por fim, devemos destacar que a importação de follow-ups, bem como as demais importações, é uma atividade que exige muito processamento nos servidores do Recuperador CRM. Portanto, ela poderá ficar cada vez mais lenta dependendo da quantidade de follow-ups a serem importados. Por isso, recomendamos que essa operação seja feita usando no máximo 10.000 linhas por arquivo e fora do horário de expediente, para não causar problemas de lentidão na sua operação de cobrança.


Dica: exportações

Todas as telas de listagem do sistema estão equipadas com os Botões de Exportação, destacados em vermelho na imagem abaixo. Eles servem para gerar uma versão para impressão, exportar para Excel e exportar para PDF respectivamente.


ListaCredoresExportacao.png

Tela de credores com destaque para os botões de exportação


Dessa forma, sempre que você precisar extrair informações do sistema, faça um filtro na tela desejada e utilize os botões de exportação para salvar as informações no formato desejado.