Cadastros - Credores

De Recuperador CRM | Documentação
Ir para: navegação, pesquisa

Credores são os clientes da assessoria de cobrança, que contratam o serviço da assessoria para cobrar seus respectivos clientes inadimplentes.


A tela inicial lista todos os credores cadastrados e permite a visualização, alteração e exclusão de credores por meio dos ícones Vis, Alt e Del respectivamente. Também, é possível inativar o cadastro de um credor por meio do ícone Inat.

ListaDeCredores.png

Lista de credores


O botão Câmaras permite o cadastro de uma câmara para recebimento de comissões por indicação de credores. Exemplo de câmaras: CDLs, Associações Comerciais e Industriais, Cooperativas, etc. As câmaras poderão ser vinculadas aos credores e viabilizar o pagamento das comissões às câmaras, bem como oferecer acesso ao relatório financeiro de dívidas recuperadas nos credores vinculados à câmara. Assim como a tela inicial de credores, a tela inicial das câmaras lista todas as câmaras cadastradas e permite a visualização, alteração e exclusão de câmaras por meio dos ícones Vis, Alt e Del respectivamente. É importante destacar que uma câmara somente poderá receber comissões se ela possuir credenciamento habilitado no meio de pagamento. Isso pode ser feito por meio do menu User > Perfil > botão Credenciamento usando o login e senha da câmara.


Já o botão Federações permite o cadastro de uma federação para recebimento de comissões por indicação de câmaras. Exemplo de federações: FCDL é a Federação das CDLs, a FIESP é a Federação das Industrias do estado de São Paulo etc. As federações poderão ser vinculadas às câmaras e viabilizar o pagamento das comissões às federações, bem como oferecer acesso ao relatório financeiro de dívidas recuperadas nos credores vinculados às suas câmaras. Assim como a tela inicial de credores, a tela inicial das federações exibe todas as federações cadastradas e permite a visualização, alteração e exclusão de federações por meio dos ícones Vis, Alt e Del respectivamente. É importante destacar que uma federação somente poderá receber comissões se ela possuir credenciamento habilitado no meio de pagamento. Isso pode ser feito por meio do menu User > Perfil > botão Credenciamento usando o login e senha da federação.


Por fim, o botão Tipos de negócios permite o cadastro de tipos de negócios. Os tipos de negócios poderão ser vinculados aos credores e viabilizar a geração de listas específicas por tipos de negócios. Assim como a tela inicial de credores, a tela inicial dos tipos de negócios lista todos os tipos de negócios cadastrados e permite a visualização, alteração e exclusão de tipos de negócios por meio dos ícones Vis, Alt e Del respectivamente.


Você pode cadastrar um novo credor por meio do botão Adicionar. Ao clicar em Adicionar, será necessário informar alguns dados. Atenção para os campos que têm um * (asterisco) na frente, pois eles são obrigatórios. Clique em Salvar para finalizar o cadastro.

FormularioDeCredores.png

Formulário de cadastro de credores


Após salvar o cadastro do credor, o sistema exibirá a lista de credores, que é a tela inicial do sistema.


É possível trocar a senha do credor utilizando o ícone Alt. Para isso, basta informar uma nova senha nos campos Senha e Confirmar Senha e clicar em Salvar.

AlteracaoDeCredores.png

Formulário de alteração do cadastro de credores


Ainda na tela de alteração do cadastro do credor, é possível definir diversas parametrizações, tais como CNPJ, endereço, câmara, tipo de negócio, tipo de meio de pagamento aceito (boleto, cartão de crédito ou ambos), tipo de taxa do sistema (por valor fixo ou por porcentagem) e personalizações em geral, incluindo % de juros, % de multa, parcelamento máximo etc. Também, é possível definir o valor da taxa administrativa negociada com o credor, que é a comissão da assessoria de cobrança para realização do repasse automático por meio da aba Taxas Administrativas. Ela permite a configuração do percentual de repasse sobre o valor recuperado de acordo com a faixa de dias de atraso.


É importante destacar que uma credor somente poderá cadastrar dívidas e receber pagamentos se ele possuir credenciamento habilitado no meio de pagamento. Isso pode ser feito por meio do menu User > Perfil > botão Credenciamento usando o login e senha do credor.